|| Blog do Julio ||

A Televisão me deixou Burro

Posted in Comunicação, Filosofia, Televisão by Julio Dias on 15/06/2009

“A televisão me deixou burro muito burro demais, agora todas as coisas que penso me parecem iguais (…)

Ô Cridê fala pra mãe, que tudo que a antena captar meu coração captura (…)”

Titãs – Televisão

 

Esta cada vez mais difícil assistir televisão, sem ao menos, me sentir meio subestimado. As senhoras Emissoras, na maior parte do tempo, nos presenteiam com uma programação extremamente medíocre, que ocupa espaço em suas grades e atrai anunciantes de produtos e serviços, porém não instiga ninguém a fazer algo que é realmente importante: Pensar!

Obviamente, existem alguns poucos programas com a intenção – em tese – de passar algum conteúdo para seu telespectador, no entanto, estes sobrevivem em horários que poucos podem assistir. Normalmente essa “programação  pensante” está espalhada por aí e acolá nas madrugadas, disputando espaço com Pastores Evangélicos, enquanto a classe trabalhadora – que de fato precisa ter um pensamento mais crítico – não tem conhecimento de sua existência.

Como um bom exemplo disso, posso citar a emissora tida como “Vênus Platinada”, que até possui alguns bons programas, mas estes são exibidos muito tarde! Além dos programas produzidos para os canais de TV a cabo da mesma empresa, que nem se comparam aos que são exibidos na TV aberta. E não me diga que aquele tradicional telejornal das 20:00 horas, faz com que as pessoas desenvolvam uma opinião crítica sobre alguma coisa.

Esse tipo de reflexão me leva a pensar no real papel da Televisão. Para o que  serve a TV, afinal?! Para entreter? Para ensinar? Para vender? Deixo aqui essa questão para quem quiser comentar.

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Karina said, on 17/06/2009 at 7:38 PM

    Concordo com tudo q tu falou, no entanto, entendo q as emissoras não passam de empresas, que visam lucro e não estão aí de graça. Acredito q os programas atuais são um retrato do que a maioria da população quer assistir. Os programas educativos ou no mínimo interessantes simplesmente não vendem. Quem vai querer anunciar num programa q ninguém vê? Já os da tv a cabo, são sustentados pelos assinantes.
    O cara q trabalhou no pesado o dia inteiro, q mal sabe ler e escrever, não lê um jornal ou uma revista…quer mais é chegar em casa, tomar seu banho, comer uma comidinha quente, sentar em frente a TV e não pensar em nada.
    Veja, não estou defendendo a programação…só tento entender pq é q ela é tão ruim 😉

    • juliobass said, on 18/06/2009 at 1:15 AM

      Concordo contigo, no final das contas, é tudo um grande comercio e a dinâmica capitalista impera. O trabalhador vive cansado e não tem o habito de ler, sendo assim, não se informa sobre o que esta acontecendo na sociedade e aceita tudo que é empurrado pela TV como se fosse verdade absoluta.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: