|| Blog do Julio ||

Diploma de Jornalismo II

Posted in Comunicação by Julio Dias on 22/06/2009

Volto novamente tratar desse assunto tão discutido: a obrigatoriedade do Diploma de Jornalismo para exercer a profissão. Bom, postei aqui minha indignação sobre a decisão do STF uns dias atrás, porém ainda há muita coisa a ser dita. Meu ‘post’ anterior foi escrito num momento de desanimo, pois estava sofrendo um pouco o abatimento provocado pelas notícias recentes (não só sentido por mim, mas por muitos companheiros de sala).

Obviamente, não poderia deixar de me informar sobre o “outro lado da moeda”, procurei apurar os motivos de muita gente respeitavel no Jornalismo estar favorável ao banimento do Diploma. Li dezenas de artigos e comentarios em foruns e afins, com a finalidade de entender direito o que está acontecendo.  Após ler as diversas opiniões – muitas vezes apaixonadas – chego a obvia conclusão, que existe muitos prós e contras na tal obrigatoriedade do diploma. Preciso ler mais para ser mais coerente possível, e,  mesmo indignado ( um pouco menos do que no outro ‘post’, devo admitir),  não posso deixar de ‘linkar‘ esse esse texto a favor da queda do diploma.

“Dez argumentos pelo fim da obrigatoriedade” – Maxwell dos Santos (Observatório de Imprensa)

Essa é uma discussão antiga e provoca muitas reações, digamos, apaixonadas. Preciso ler mais para formar uma opinião menos “estudante -de-comunicação-meia-tigela” sobre as mudanças que estão ocorrendo, afinal isso é o mais sensato, pois tem muita gente fazendo barulho sem realmente entender o que está, de fato, ocorrendo. Ainda acho que essa medida enfraquece a Classe, porque acredito que a formação superior também tem importância na base de qualquer profissional, tenha este vocação ou não, seja este bom ou não; É sabido que o ensino superior vai de mal a pior… mas issa é outra discussão.

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Frutuoso said, on 26/06/2009 at 7:06 PM

    É meu caro amigo…

    Eu tentei escrever… E depois fui ler algumas coisas sobre o assunto. Misturou todos os meus pensamentos. POr um momento vi que eu não sabia nada. E de tudo o que eu escrevi, poderia se perder em minutos.

    Sim, tem os dois lados. Mas ainda acho que isso não se faz com profissão nenhuma.

    Peguei os 10 motivos para ler e talvez ter uma opinião mais formada do assunto.

    Abraço! ótimos assuntos por aqui!

    • Julio Dias said, on 26/06/2009 at 9:42 PM

      A não obrigatoriedade do Diploma para exercer a profissão soa, de certa forma, como uma desvalorização estudo. Há prós e contras em tudo isso, vamos torcer para que o otimismo de quem defende a caida do diploma dê certo, afinal, não há muita coisa para ser feito no momento.


Deixe um comentário

