|| Blog do Julio ||

Diploma de Jornalismo II

Posted in Comunicação by Julio Dias on 22/06/2009

Volto novamente tratar desse assunto tão discutido: a obrigatoriedade do Diploma de Jornalismo para exercer a profissão. Bom, postei aqui minha indignação sobre a decisão do STF uns dias atrás, porém ainda há muita coisa a ser dita. Meu ‘post’ anterior foi escrito num momento de desanimo, pois estava sofrendo um pouco o abatimento provocado pelas notícias recentes (não só sentido por mim, mas por muitos companheiros de sala).

Obviamente, não poderia deixar de me informar sobre o “outro lado da moeda”, procurei apurar os motivos de muita gente respeitavel no Jornalismo estar favorável ao banimento do Diploma. Li dezenas de artigos e comentarios em foruns e afins, com a finalidade de entender direito o que está acontecendo.  Após ler as diversas opiniões – muitas vezes apaixonadas – chego a obvia conclusão, que existe muitos prós e contras na tal obrigatoriedade do diploma. Preciso ler mais para ser mais coerente possível, e,  mesmo indignado ( um pouco menos do que no outro ‘post’, devo admitir),  não posso deixar de ‘linkar‘ esse esse texto a favor da queda do diploma.

“Dez argumentos pelo fim da obrigatoriedade” – Maxwell dos Santos (Observatório de Imprensa)

Essa é uma discussão antiga e provoca muitas reações, digamos, apaixonadas. Preciso ler mais para formar uma opinião menos “estudante -de-comunicação-meia-tigela” sobre as mudanças que estão ocorrendo, afinal isso é o mais sensato, pois tem muita gente fazendo barulho sem realmente entender o que está, de fato, ocorrendo. Ainda acho que essa medida enfraquece a Classe, porque acredito que a formação superior também tem importância na base de qualquer profissional, tenha este vocação ou não, seja este bom ou não; É sabido que o ensino superior vai de mal a pior… mas issa é outra discussão.

Anúncios

2 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Frutuoso said, on 26/06/2009 at 7:06 PM

    É meu caro amigo…

    Eu tentei escrever… E depois fui ler algumas coisas sobre o assunto. Misturou todos os meus pensamentos. POr um momento vi que eu não sabia nada. E de tudo o que eu escrevi, poderia se perder em minutos.

    Sim, tem os dois lados. Mas ainda acho que isso não se faz com profissão nenhuma.

    Peguei os 10 motivos para ler e talvez ter uma opinião mais formada do assunto.

    Abraço! ótimos assuntos por aqui!

    • Julio Dias said, on 26/06/2009 at 9:42 PM

      A não obrigatoriedade do Diploma para exercer a profissão soa, de certa forma, como uma desvalorização estudo. Há prós e contras em tudo isso, vamos torcer para que o otimismo de quem defende a caida do diploma dê certo, afinal, não há muita coisa para ser feito no momento.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: